segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cursos do Blog - Mecânica

15ª aula
Cinemática vetorial (III)

Borges e Nicolau

Composição de movimentos

Considere um barquinho movendo-se nas águas de um rio. O movimento do barquinho em relação às águas chama-se movimento relativo.
O movimento das águas que arrastam o barquinho em relação às margens é o movimento de arrastamento.
O movimento do barquinho em relação às margens, isto é, em relação à Terra, é o movimento resultante.

A velocidade do barquinho em relação às águas é a velocidade relativa
(vrel).
A velocidade das águas, isto é, a velocidade da correnteza é a velocidade de arrastamento (varr).
A velocidade do barquinho em relação às margens é a velocidade resultante (vres).

Tem-se a relação vetorial:


Portanto: a velocidade do movimento resultante é a soma vetorial das velocidades dos movimentos relativo e de arrastamento.

Considere os casos:

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Exercícios básicos

Exercício 1:
Um barco desce um rio com velocidade em relação às margens de módulo 20 m/s e, a seguir, sobe o rio com velocidade de 8,0 m/s também em relação às margens. Determine o módulo da velocidade do barco em relação às águas, considerado o mesmo na subida e na descida e o módulo da velocidade da correnteza.

Resolução:

Vamos indicar por vres, vrel e varr os módulos das velocidades resultante, relativa e de arrastamento. Podemos escrever:

Barco descendo o rio:
vres = vrel + varr => 20 = vrel + varr (1)

Barco subindo o rio:
vres = vrel - varr => 8,0 = vrel - varr (2)

De (1) e (2):
 
vrel = 14 m/s e varr = 6,0 m/s

Respostas: 14 m/s e 6,0 m/s
 

Exercício 2:
Um ônibus se desloca em movimento retilíneo e uniforme com velocidade de módulo 72 km/h, em relação a uma estrada.
Um menino sai da parte traseira do ônibus e com passadas regulares se desloca até à parte dianteira, percorrendo em 5 s a distância de 10 m em relação ao ônibus. Determine:
a) O módulo da velocidade do menino em relação ao ônibus e em relação à estrada.
b) A distância que o menino percorre, em relação à estrada ao se deslocar da parte traseira até à parte dianteira do ônibus.

Sugestão:

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Resolução:

a) vrelΔsrel/Δt = 10 m/5 s => vrel = 2m/s = 7,2 km/h
   
vres = vrel + varr => vres = 2 + 20 => vres = 22 m/s = 79,2 km/h
 

b) vres = Δsrel/Δt => 22 = Δsrel/5 => Δsrel = 110 m

Respostas:

a) 2m/s = 7,2 km/h e 22 m/s = 79,2 km/h;
b) 110 m 

Exercício 3:
Um barco atravessa um rio de margens paralelas e de largura 2,0 km, com velocidade em relação à correnteza de módulo 8,0 km/h. O barco sai de um ponto A de uma margem e mantém seu eixo sempre perpendicular à correnteza, atingindo a outra margem.
A velocidade da correnteza é constante e de módulo igual a 6,0 km/h. Determine:
a) o módulo da velocidade resultante do barco;
b) a duração da travessia;
c) o módulo da velocidade resultante do barco para que ele saia de A e atinja um ponto B da margem oposta, exatamente em frente ao ponto A de partida.

Resolução:

a) (vres)2 = (vrel)2 + (varr)2 => (vres)2 = (8,0)2 + (6,0)2 => vres = 10 km/h
 

b) vrel = Δsrel/Δt => 8,0 = 2,0/Δt => Δt = (1/4) h = 15 min

c) (vrel)2 = (vres)2 + (varr)2 => (8,0)2 = (vres)2 + (6,0)2 =>
vres = √28 km/h  5,3 km/h

Respostas: a) 10 km/h; b) 15 min c) √28 km/h =>
5,3 km/h 

Exercício 4:
Um avião possui em relação à Terra uma velocidade de 600 km/h, na direção norte-sul e sentido de sul para norte. Repentinamente o avião enfrenta um forte vento com velocidade, em relação à Terra, de 100 km/h, na direção oeste-leste e no sentido de oeste para leste. Para que o avião continue em sua rota original, qual deve ser o módulo da velocidade do avião em relação ao ar e qual é aproximadamente o ângulo que o eixo longitudinal do avião deve fazer com a direção norte-sul? É dada a tabela:

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Sugestão:

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Resolução:



(vrel)2 = (vres)2 + (varr)2 => (vrel)2 = (600)2 + (100)2 =>
vrel = √37.102 km/h 608,3 km/h
tg
θ = varr/vrel = 100/608,3 0,17 => θ 10º 

Respostas:  √37.102 km/h => 608,3 km/h; aproximadamente 10º 

Exercício 5:
A chuva cai verticalmente com velocidade de módulo 3,0 m/s, em relação ao solo. Não há ventos. Uma pessoa caminha horizontalmente com velocidade de módulo √3 m/s. Para não se molhar ela inclina seu guarda-chuva de um ângulo θ com a horizontal. Qual é o valor de θ?

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Sugestão:

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Resolução:

  
tg θ = vres/varr = 3/√3 = √3 => θ = 60º

Resposta: 60º 

Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1:
(U. Mackenzie-SP)
Uma lancha, subindo um rio, percorre em relação às margens, 2,34 km em 1 h 18 min. Ao descer o rio, percorre a mesma distância em 26 min. Observa-se que, tanto na subida como na descida, o módulo da velocidade da lancha em relação á água é o mesmo. O módulo da velocidade da correnteza em relação às margens é:


a) 5,4 km/h    b) 4,5 km/h    c) 3,6 km/h    d) 2,7 km/h    e) 1,8 km/h


Resolução:

Barco subindo o rio:
 vres = vrel - varr => 2,34km/1,3h = vrel - varr => 1,8 km/h = vrel - varr (1)

Barco descendo o rio:

vres = vrel + varr => 2,34km/(26/60)h = vrel + varr => 5,4 km/h = vrel + varr (2)

De (1) e (2):

vrel = 3,6 km/h e varr = 1,8 km/h (velocidade da correnteza)

Resposta: e


Revisão/Ex 2:
(ITA-SP)
Um barco, com motor em regime constante, desce um trecho retilíneo de um rio em 2,0 h e sobe o mesmo trecho em 4,0 h. Quanto tempo levará o barco para percorrer o mesmo trecho, rio abaixo, com o motor desligado? Admita que a velocidade da correnteza seja constante.

a)  3,0 h        b)  4,0 h        c)  6,0 h        d)  8,0 h        e)  10 h


Resolução:

Barco desce o rio: vres = vrel + varr => d/2,0 = vrel + varrr (1)
Barco sobe o rio: vres = vrel - varr => d/4,0 = vrel - varrr (2)
(1) – (2): d/4,0 = 2.varr (3)
Para percorrer o mesmo trecho, rio abaixo, com o motor desligado, a velocidade do barco é a mesma da correnteza, isto é, de arrastamento.
Assim, de (3), vem:
d/4,0 = 2.(d/
Δt ) => Δt = 8,0 h

Resposta: d


Revisão/Ex 3:
(UFMT)
Uma pessoa  tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5 m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira. A largura da esteira é de 30 m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0 m/s. Calcule:

a) o módulo da velocidade da pessoa em relação ao solo.
b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.


Resolução:


a) (vres)2 = (vrel)2 + (varr)2 => (vres)2 = (1,5)2 + (2,0)2 => vres = 2,5 m/s
b) vrel = AB/Δt => 1,5 = 30/Δt => Δt = 20 s 
vres = AC/Δt => 2,5 = AC/20 => AC = 50 m

Respostas: a) 2,5 m/s  b) 50 m


Revisão/Ex 4:
(EFEI-MG)
Um barco atravessa um rio seguindo a menor distância entre as margens que são paralelas. Sabendo que a largura do rio é de 2,0 km, que a travessia é feita em 15 min e que a velocidade da correnteza é 6,0 km/h, podemos afirmar que a velocidade do barco em relação à água é:

a) 2,0 km/h
b) 6,0 km/h
c) 8,0 km/h
d) 10 km/h

e) 14 km/h

Resolução:

(vrel)2 = (vres)2 + (varr)2 => (vrel)2 = (2,0km/0,25h)2 + (6,0)2 => vrel = 10 km/h

Resposta: d


Revisão/Ex 5:
(Fatec-SP)
Sob chuva que cai verticalmente, uma pessoa caminha horizontalmente com velocidade 1,0 m/s, inclinando o guarda-chuva a 30º (em relação à vertical), para resguardar-se o melhor possível. Dado que tg 60º = 1,7, a velocidade da chuva em relação ao solo:

a) é 1,7 m/s
b) é 2,0 m/s
c) é 0,87 m/s
d) depende do vento.

e) depende da altura da nuvem de origem.

Resolução:


tg 60° = vres/varr => 1,7 = vres/1,0 => vres = 1,7 m/s

Resposta: a

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