domingo, 24 de fevereiro de 2013

Arte do Blog


Alex Raymond

Alexander "Alex" Gillespie Raymond nasceu em New Rochelle, Nova York, em 1909. Foi um artista prolífico que criou personagens marcantes e, com seu belo traço teve grande influência sobre alguns dos mais expressivos artistas do movimento denominado pop art. Depois de estudar desenho na Grand Central School of Art, em Nova York, Alex Raymond começou a vida profissional como auxiliar de escritório e talvez continuasse a labutar como burocrata se não fosse a quebra da Bolsa, em 1929, que fez com que perdesse o emprego. Com notório talento para o desenho, Alex ingressa no King Features Syndicate como desenhista-assistente, executando histórias assinadas por outros. Depois de ganhar um concurso interno, em 1934, dá início a sua produção.



A aventura interplanetária Flash Gordon no Planeta Mongo, seu trabalho de estréia, foi um retumbante sucesso desde a primeira publicação, em uma prancha dominical do New York American Journal, em janeiro de 1934.


Flash Gordon foi criado para rivalizar com Buck Rogers, heroi interplanetário que fazia sucesso em tiras dominicais ao lado de Tarzan. Alex Raymond criou um personagem nos moldes do homem macaco e chamou-o de Jim das Selvas, mas vestiu-o de caçador, fazendo contraponto à quase nudez de Tarzan.


Alex Raymond tinha faro para figurinos impactantes. As roupas de Dale Arden causaram alvoroço. Eram elegantes e avançadas, saias curtíssimas, ou eventualmente longas, mas com grandes aberturas, vez por outra transparentes, valorizando as belas pernas da heroina. Tal figurino fazia contraponto à moral da época que gostava de cobrir as mulheres. O planeta Mongo, palco das aventuras de Flash e seus companheiros, Dr. Zarkov e Dale Arden, era habitado por diversas culturas, algumas tecnologicamente avançadas, mas todas sob o domínio do cruel Ming, o Impiedoso.


Em sua juventude, George Lucas foi fã dos seriados de Flash Gordon e tencionava adaptá-los para a tela como uma espécie de mito modernizado. Todavia, Dino De Laurentiis que detinha os direitos de filmagem, não se interessou pela interpretação de Lucas e então este resolveu escrever Star Wars, a qual se baseou livremente nos seriados. A seqüência de abertura com um texto explicativo que se enrola, vista nos episódios de Flash Gordon Conquers the Universe, tornou-se a agora famosa abertura do texto que rola rumo ao infinito, no início de cada episódio de "Star Wars". Flash Gordon e Dale Arden não inspiraram somente Luke Skywalker e a Princesa Leia, mas também seus pais, Anakin Skywalker e Padmé Amidala.


Em 1946 Raymon  dá vida a um novo personagem, o detetive-cientista Rip Kirby, que não atinge a mesma popularidade de suas outras criações. Em 1950 torna-se presidente da Sociedade Nacional de Cartunistas, cargo que ocupa até 1951. Morre cinco anos depois, em 1956, em um acidente de carro, com fama de o melhor traço da história dos quadrinhos.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário