quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

História

Os fundamentos da Física

Nicolau Gilberto Ferraro
Era 1972. Os professores Setsuo Yoshinaga e Ricardo Feltre, na época proprietários da Editora Moderna, convidaram um grupo de professores que trabalhava no ensino médio e em cursos pré-vestibulares para escrever uma nova obra de Física que utilizasse uma linguagem mais ágil, mais acessível e mais objetiva. Nasceu, assim, a coleção "Os fundamentos da Física". Os autores eram Francisco Ramalho Júnior, Paulo Antonio de Toledo Soares, José Ivan Cardoso dos Santos e Nicolau Gilberto Ferraro. O idealizador do projeto foi o professor Ramalho: cada livro deveria conter a teoria dividida em seções. Cada seção teria duas séries de exercícios: Exercícios resolvidos visando analisar, elucidar, ampliar e sedimentar a teoria apresentada, procurando contemplar os diversos tipos de exercícios; Exercícios propostos, análogos aos exercícios resolvidos; no final de cada capítulo seriam colocados os Exercícios propostos de recapitulação, geralmente mais difíceis e envolvendo toda teoria do capítulo; Testes propostos: permitindo  uma revisão completa do capítulo, com questões extraídas dos vestibulares de todo Brasil. Exercícios especiais: seriam colocados em capítulos estratégicos visando aprofundar os conteúdos e relacionar assuntos de vários capítulos. Fizemos uma divisão do que cada autor iria escrever e para uniformizarmos o texto preparamos uma pequena cartilha. Durante dois anos, além das aulas que ministrávamos, e eram muitas, escrevíamos os capítulos que nos haviam sido destinados. Toda quinta feira, na casa do Ramalho, na Vila Mariana, um dos autores apresentava seu capítulo e os outros analisavam, opinavam e na semana seguinte o capítulo era reapresentado com todas as modificações sugeridas. Às vezes eram necessárias novas reapresentações, até o capítulo adquirir a aprovação de todo grupo. Não é preciso dizer que esta troca de informações contribuiu no sentido de nos aprimoramos nos diversos conteúdos que compõem a Física do Científico, como chamávamos na época o Ensino Médio. Como consequência houve um salto na qualidade de nossas próprias aulas. Foi um período de grande aprendizagem.

A 1ª edição de “Os fundamentos da Física saiu em 1974. Foi uma inovação no mercado editorial. Os livros de Física existentes até aquela época eram extremamente densos, praticamente envolvendo só teoria e sem nenhum atrativo gráfico. A estrutura apresentada pela coleção “Os fundamentos da Física” foi inovadora.
Todos os demais livros de Física que saíram posteriormente se calcaram na estrutura dos “Fundamentos”.
O professor José Ivan Cardoso dos Santos deixou o grupo para se dedicar à engenharia civil.
No ano 2008 perdemos um companheiro, amigo e irmão, o professor Paulo de Toledo Soares, cuja contribuição foi decisiva no aperfeiçoamento dos textos dos diversos capítulos.
De quatro em quatro anos, aproximadamente, é feita uma nova edição. Estamos na 10ª edição. Para cada reedição contamos com:
- leituras críticas de vários professores de Física de todo Brasil;
- subsídios fornecidos pelos professores por meio de encontros, cartas e e-mails. Este contato com professores, trocando informações, discutindo a melhor maneira de abordar um determinado conteúdo, tem sido de grande importância nas reformulações;
- acompanhamento atento dos principais vestibulares, das Olimpíadas de Física e das provas do Enem.

Nas reformulações muitas outras seções foram acrescentadas, sem que isso interferisse nas características iniciais da obra. São elas:

Leituras complementares: trazem informações e curiosidades sobre os assuntos relacionados com o conteúdo do capítulo. Nessas leituras procuramos relacionar o que o aluno está estudando com seu cotidiano.
Textos sobre História da Física: nestes textos mostramos o empenho e a dedicação de pesquisadores e cientistas no desenvolvimento da Física, realçando que a ciência não é obra de uma pessoa, mas resulta de um processo que se estende de geração em geração.
Atividades experimentais: com materiais simples e fáceis de encontrar e de se construir, o aluno pode observar e analisar a ocorrência dos fenômenos estudados.
Índice Remissivo: facilita a pesquisa de determinados temas.
Suplemento do professor: apresenta pequeno comentário a respeito da teoria a ser desenvolvida; a resolução dos principais exercícios e comentários sobre as atividades experimentais.
Linha do tempo: principais acontecimentos históricos e personalidades que participaram, em diversos campos como ciências, filosofia, literatura, artes, música, desde 1500 a 2007.
A Física em nosso mundo: são leituras especiais, apresentadas no final de muitos capítulos, mostrando que a ciência está fortemente relacionada com a vida e o cotidiano do ser humano.
Teste sua leitura: após a leitura anterior, o aluno pode testar seu entendimento respondendo as questões formuladas. Esta atividade visa, além de transmitir conhecimento ao aluno, desenvolver o hábito de leitura.
Enquanto Isso: esta seção foi colocada após as leituras sobre História da Física. Ela apresenta comentários sobre as personalidades que viveram na mesma época do cientista  que está sendo biografado.
Leia mais: são sugestões de leituras que se encontram no próprio livro. Num determinado ponto do desenvolvimento teórico, sem interromper sua explanação o professor pode sugerir uma leitura que complementa ou apresenta uma aplicação prática do conteúdo em estudo. Exemplo: ao desenvolver a teoria sobre atrito existe uma leitura sobre "O freio convencional e o freio ABS". A finalidade destas indicações é a de integrar os conteúdos e não deixar a leitura como algo desvinculado do que se está estudando.
Entre na rede: seção especial com indicações de sites que trazem simulações e animações de diversos assuntos e fenômenos estudados.

• Site: (http://www.moderna.com.br/fundamentos)

Conteúdo do site:

Na sala de aula: Dividimos o ano letivo em quatro bimestres e apresentamos sugestões pormenorizadas de como trabalhar com cada capítulo.
Aulas em PPT.
Exercícios propostos.
Testes propostos.
Questões contextualizadas.
Olimpíadas de Física.
Série histórica. Vestibular ITA: desde 1968 até 2010, dividido nas diversas partes da Física.
Temas especiais: Centro de Massa; Dinâmica das Rotações. Radiação do corpo negro. Teorema de Gauss.

CD/ 9ª edição

Conteúdo do CD

Resumo de cada capítulo: apresenta um resumo detalhado de cada capítulo, com ilustrações e desenhos idênticos aos existentes no livro. O professor pode utilizá-los em sua explanação ou para revisão do conteúdo analisado.
Resolução de todos os exercícios:           
Banco de questões: para cada capítulo apresentamos uma coleção de questões que não constam no livro. O professor pode utilizá-las para as provas e ou para trabalhos de casa.
Demonstrações especiais: Módulo da aceleração centrípeta; Das leis de kepler á lei da gravitação universal; A constante da terceira lei de kepler; Equação de Bernoulli; Fórmula dos fabricantes das lentes; Lentes justapostas; Velocidade de propagação de um pulso transversal em uma corda; Fluxo e T. de Gauss; Relação entre o campo num ponto da superfície com o campo num ponto externo e infinitamente próximo. Energia potencial elétrica armazenada por um capacitor.
Temas especiais: Centro de massa
Animações com locução: têm a finalidade de ilustrar e de revisar de um modo lúdico a teoria desenvolvida, principalmente itens de grande dificuldade, por parte de muitos alunos, como é o caso dos vetores.

O CD do aluno apresenta o Resumo de cada capítulo e o Banco de Questões
(onde o aluno, após responder as questões e constatar o número de acertos, pode repetir a avaliação. Está nova avaliação é proposta em outra ordem diferente daquela respondida anteriormente), Animações e Tema especial.

Os fundamentos da Física pelo permanente sucesso apresentado ao longo de todos esses anos tem sido motivo de vários trabalhos de mestrados e doutoramentos em nossas universidades.

A 10ª edição faz parte do projeto Moderna Plus que propõe uma solução integrada de recursos didáticos. São seus elementos:

Livro texto: valoriza os aspectos visuais, destaca os principais conceitos e objetivos, apresenta infográficos e cada volume é dividido em três partes.
Caderno do Estudante: permite o registro e a organização dos itens mais importantes do livro texto.
Portal Moderna Plus: oferece conteúdos digitais totalmente integrados ao livro texto.
Suplemento de Revisão: apresenta uma síntese dos principais temas dos três anos do ensino médio

Muitos depoimentos tem nos incentivado a aprimorar, cada vez mais, esta nossa obra. Entre eles destacamos a declaração feita pelo astronauta Marcos Cesar Pontes, à revista Sapiens (julho de 2006), na seção Minha Bíblia:

"A maioria das pessoas tem um romance preferido, um livro de auto ajuda, ou mesmo uma obra religiosa. Eu saio dessa regra. Fui marcado por um livro didático. Na verdade 3 livros de física, muito conhecidos pelos alunos do ensino médio: Os Fundamentos da Física - Ramalho, Nicolau e Toledo. Usei os 3 enquanto estudava para o concurso de seleção da Academia da Força Aérea. Tempos difíceis. Estudava no trem e durante o tempinho livre no expediente de eletricista aprendiz. Os livros ficaram cheios de graxa. Minha cabeça cheia de ideias. Passei nas provas. Resolvi quase todos os exercícios dos livros. Era capaz de dizer até o número da página que continha determinado assunto. Funcionou. As lições ficaram na mente. Os livros ficaram gravados para sempre na minha vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário