domingo, 8 de janeiro de 2012

Arte do Blog

Villa Mairea · Noormarkku, Finland - www.GreatBuildings.com

Alvar Aalto

Alvar Aalto, arquiteto e designer finlandês (1898-1976). Considerado um dos primeiros representantes da "arquitetura orgânica", desenvolveu um estilo que harmonizava a funcionalidade e a individualidade das obras arquitetônicas, integrando-as simultaneamente em seu ambiente natural.

Cadeira Aalto

Os pavilhões finlandeses desenhados para as Exposições Universais de Paris (1937) e de Nova York (1939) trouxeram-lhe grande fama.

 Residência em Helsinqui

As suas formas plásticas, em função das quais escolhia os materiais de construção, exerceram uma forte influência na arquitetura mundial. Pela sua notável obra arquitetônica – mais de uma centena de edifícios, dentre os quais se destacam o bairro Hansa em Berlim (1955-1957) ou o Centro de Cultura e Congressos de Helsinque (1962-1971) –, bem como pelo trabalho que desenvolveu como urbanista e designer de móveis, Aalto é atualmente considerado um clássico da modernidade.

Vasos de cristal

A coleção de cristais de Aalto foi muito comentada em 1937, quando de sua apresentação na Feira Mundial de Paris.

Os vasos de formas onduladas, elegantes e misteriosas, despertaram a atenção dos visitantes. A coleção ia contra todos os padrões retos estabelecidos até então.

Saiba mais aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário