sábado, 3 de dezembro de 2011

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1925
James Franck e Gustavo Ludwig Hertz, "pelo estabelecimento das leis que atuam no impacto de elétrons sobre os átomos ".

iJames Franck (1882-1964), físico alemão e Gustav Hertz (1887-1975), também físico alemão
x
O Prêmio Nobel de Física de 1925 foi atribuído conjuntamente a James Franck e Gustav Hertz Ludwig.

James Franck e Gustav Hertz receberam o Prêmio Nobel um ano depois, em 1926. Durante o processo de seleção, em 1925, o Comitê Nobel de Física decidiu que as indicações do ano não preencheram os critérios descritos no testamento de Alfred Nobel. De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, o Prêmio Nobel pode, neste caso, ser reservado até o ano seguinte. Dessa forma James Franck e Gustav Hertz receberam o Prêmio Nobel de 1925 um ano mais tarde, em 1926.


James Franck nasceu em 26 de agosto de 1882, em Hamburgo, Alemanha. Depois de frequentar o Ginásio Wilhelm, estudou Química por um ano na Universidade de Heidelberg. Em seguida estudou Física na Universidade de Berlim, onde seus tutores principais foram Emil Warburg e Paul Drude. Franck recebeu seu Ph.D. em Berlim, em 1906 sob a tutela de Warburg e depois de um curto período como assistente, em Frankfurt, voltou a Berlim para tornar-se assistente de Heinrich Rubens. Após a Primeira Guerra Mundial, foi nomeado membro e Chefe da Divisão de Física no Instituto Kaiser Wilhelm de Física e Química em Berlim-Dahlem, que estava naquele momento sob a presidência de Fritz Haber. Mas foi em Göttingen que Franck se revelou como um tutor altamente eficiente, reunindo ao seu redor um círculo de alunos e colaboradores talentosos (entre eles: Blackett, Condon, Kopfermann, Kroebel, Maier-Leibnitz, Oppenheimer e Rabinovich, para mencionar alguns), que anos mais tarde foram reconhecidos em seus próprios campos.

Menção deve ser feita à coragem do professor Franck em seguir o que julgava moralmente correto. Ele foi um dos primeiros que abertamente se manifestaram contra a questão das leis raciais na Alemanha. Por causa disso pediu demissão da Universidade de Göttingen, em 1933, como uma forma de protesto pessoal contra o regime nazista de Hitler. Mais tarde, em sua segunda pátria, os Estados Unidos, sua coragem moral foi novamente evidenciada quando, em 1945 (dois meses antes de Hiroshima) elaborou, com um grupo de cientistas atômicos, um documento que ficou conhecido como "Relatório Franck". Enviado ao Departamento de Guerra, o relatório pedia uma demonstração aberta da bomba atômica em localidades desabitadas como alternativa para o uso da arma na guerra contra o Japão. Este relatório, embora não tenha atingido o objetivo ainda permanece como um monumento à rejeição, por cientistas, do uso da ciência nas obras de destruição. Além do Prêmio Nobel o professor Franck recebeu a Medalha Max Planck, em 1951, da sociedade alemã de Física e foi homenageado, em 1953, pela cidade universitária de Göttingen, que nomeou-o cidadão honorário. Em 1955 recebeu a Medalha Rumford da Academia Americana de Artes e Ciências pelo seu trabalho sobre a fotossíntese, um assunto com o qual ele havia se tornado cada vez mais preocupado durante seus anos nos Estados Unidos.


Em 1964, o professor Franck foi eleito como membro estrangeiro da Royal Society, de Londres, por sua contribuição para a compreensão das trocas de energia em colisões de elétrons, com a interpretação de espectros moleculares, e para os problemas da fotossíntese. Franck foi casado (1911) para Ingrid Josefson, de Gotemburgo, na Suécia, e teve duas filhas, Dagmar e Lisa. Alguns anos após a morte de sua primeira esposa, ele era casado (1946) para Hertha Sponer, Professor de Física da Universidade de Duke em Durham, Carolina do Norte (EUA). 
James Franck morreu na Alemanha, em 21 de maio de 1964, durante uma visita a Göttingen .

Gustav Ludwig Hertz nasceu em Hamburgo em 22 de julho de 1887, filho de Gustav Hertz e Auguste, née Arning. Hertz frequentou a Escola Johanneum em Hamburgo, antes de iniciar seus estudos universitários em Göttingen, em 1906. Posteriormente estudou nas Universidades de Munique e Berlim, onde se graduou em 1911. Foi nomeado assistente de pesquisa do Instituto de Física da Universidade de Berlim em 1913, mas, com o início da I Guerra Mundial, foi mobilizado em 1914 e gravemente ferido em ação em 1915.

Hertz voltou a Berlim como professor assistente em 1917. De 1920 a 1925 trabalhou no laboratório de física da Philips, em Eindhoven. Em 1925 foi eleito professor residente e diretor do Instituto de Física da Universidade de Halle, e em 1928 retornou a Berlim como diretor do Instituto de Física da Universidade Tecnológica de Charlottenburg.

De 1945 a 1954 trabalhou como chefe de um laboratório de investigação na União Soviética, quando foi nomeado professor e diretor do Instituto de Física da Universidade Karl Marx, em Leipzig.

Em 1913, juntamente com James Franck, começou a estudar o impacto de elétrons em átomos diversos e, antes de sua mobilização, passou trabalhou na mensuração dos potenciais de ionização de diferentes gases. Seus resultados estavam em perfeito acordo com a teoria da estrutura atômica de Bohr. Gustav Hertz foi membro da Academia Alemã de Ciências de Berlim, e membro correspondente da Academia de Ciências de Göttingen. Ele também foi membro honorário da Academia Húngara de Ciências, membro da Academia de Ciências da Checoslováquia e membro estrangeiro da Academia de Ciências da URSS. O professor Hertz casou-se em 1919 com Ellen née Dihlmann, que morreu em 1941. Eles tiveram dois filhos, ambos físicos: Dr. Hellmuth Hertz e Dr. Johannes Hertz. Gustav Ludwig Hertz morreu em 1975, em Berlim.

Fotos: Copyright © Fundação Nobel.

 

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1926:
Jean Baptiste Perrin, pelos estudos sobre a estrutura descontínua da matéria e, em especial, pela descoberta do equilíbrio na sedimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário