domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arte do Blog

A Liberdade Guiando o Povo (1830) - Museu do Louvre - Paris

Tempestade no mar de Galileu - 1854

Eugène Delacroix

O pintor Ferdinand Victor Eugène Delacroix - (1798 - 1863) foi considerado o mais importante representante do romantismo francês.

Delacroix nasceu numa família de grande prestigio social. Seu pai foi ministro da república. Teve uma educação esmerada, freqüentou os melhores colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes. Aprendeu aquarela com o professor Soulier e trabalhou no ateliê do pintor Pierre-Narcisse Guérin, onde conheceu Géricault. Nas visitas quase que diárias ao Louvre, Delacroix estudou as obras de Rafael e Rubens.

A não participação na fervilhante política francesa fez com que ele se sentisse culpado. Com esse sentimento na alma Delacroix pintou "A Liberdade Guiando o Povo" (1830), uma forma de compensar a omissão. A compensação foi tão perfeita que o quadro acabou sendo pouco exibido por ter sido considerado, pelo estado, excessivamente panfletário.

A bandeira francesa nas mãos de uma liberdade destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário