domingo, 13 de fevereiro de 2011

Arte do Blog


Civilização Minóica

Borges e Nicolau (com dados da Wikipédia)
A civilização minóica foi uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, a maior ilha do mar Egeu, entre 2700 a.C. e 1450 a.C., o período anterior ao da Civilização micênica. Teve como principal centro a cidade de Cnossos. O termo "minóico" deriva de Minos, título dado ao rei de Creta.

Os minóicos foram uma civilização pré-helênica da idade do bronze, em Creta, no mar Egeu. Baseando-se em descrições da arte minóica, essa cultura é frequentemente descrita como uma sociedade matriarcal voltada para o culto à deusa.

O termo “Minóico” foi criado pelo arqueólogo inglês Sir Arthur Evans do “rei” mítico Minos, associado ao labirinto, que Evans identificou como sendo o sítio de Cnossos. É possível, embora incerto, que “Minos” fosse um termo usado para identificar um governante minóico específico. Pode também ter sido usado para descrever o governante minóico da época. Como os minóicos chamavam a si mesmos ninguém sabe, mas a palavra egípcia "Keftiu" e a semítica "Kaftor" ou "Caphtor" e "Kaptara" nos arquivos de Evans, se referem evidentemente à Creta minóica.

No desenho acima vemos o Palácio de Cnossos, construído na Ilha de Creta em 2000 a.C., e reconstruído em 1600 a.C. A imagem supõe como deve ter sido o palácio há 4000 anos.

O estilo guarda semelhanças com algumas construções atuais, os tetos planos com aberturas para iluminação e ventilação são marca da arquitetura do século XX. Nota-se a também a limpeza das linhas e o padrão geométrico, com grandes planos horizontais.

Nas escavações feitas em Creta foram encontradas imagens de mulheres de todas as posições sociais em seua afazeres, o que indica a importância do papel feminino na sociedade minóica.

As imagens mostram as mulheres ostentando jóias de grande beleza e apuro técnico. A joalheria em ouro e pedras preciosas desenvolveu-se de forma notável na Ilha de Creta, sinal de tecnologia avançada na área da metalurgia, pois para chegar ao detalhamento preciso dos minúsculos engastes e volutas que as jóias exibem é necessário o uso de ferramentas de precisão. E, para fabricar tais ferramentas, é necessário que os metais sejam trabalhados com maestria. Tudo isso aconteceu há 4000 anos!

Afresco do Palácio de Cnossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário