Os Fundamentos da Física - Volume 3 - 9ª edição
A utilização das ondas de rádio para a transmissão de informações a distância deve-se ao cientista italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), prêmio Nobel de Física de 1909, considerado o inventor do rádio. No entanto, ele não fez nenhuma descoberta notável sobre as radiações. Apenas verificou a possibilidade de as ondas de determinada faixa de frequência poderem ser utilizadas na comunicação a distância. Uma de suas experiências marcantes foi realizada em 1901, quando conseguiu a primeira transmissão intercontinental: um sinal de rádio enviado a partir da Cornualha (sul da Inglaterra) foi recebido na Terra Nova, no Canadá.
Marconi com seu primeiro radiotransmissor transatlântico
Em 12 de outubro de 1931, por ocasião da inauguração da estátua do Cristo Redentor (hoje considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno), no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, foi Marconi quem acendeu as luzes que iluminaram a imagem diretamente de Roma, na Europa, utilizando ondas de rádio. O mesmo gesto foi repetido pelo papa João Paulo II em 1981, nas comemorações do cinquentenário do movimento.
Roberto Landell de Moura
É importante porém assinalar que o padre brasileiro Roberto Landell de Moura (1861-1928), independentemente e na mesma época que Marconi, realizou estudos pioneiros e construiu aparelhos que usavam as ondas de rádio para comunicação. No dia 3 de junho de 1900, Landell realizou uma demonstração pública de telegrafia e telefonia sem fios, com aparelhos por ele desenvolvidos, cobrindo uma distância de 8 km entre o alto da avenida Paulista e o bairro de Santana, em São Paulo, constituindo-se (embora não oficialmente) na primeira transmissão da palavra a distância sem o auxílio de fios.
Selo comemorativo dos 150 ano do nascimento de Roberto Landell de Moura
Saiba mais sobre Roberto Landell de Moura aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário