Borges e Nicolau
Bauhaus é uma expressão alemã que pode ser traduzida como construção de casa. Em 1919 a economia da Alemanha entrou em colapso após uma guerra longa e dispendiosa.
Os diversos fatores que levaram à guerra e a difícil situação do país forçaram o surgimento de movimentos de renovação. A arquitetura tradicional com suas cornijas, beirais e elementos decorativos tornou-se motivo de contestação, a sociedade alemã queria algo novo.
O arquiteto Walter Gropius foi escolhido para dirigir uma escola que iria ajudar a reconstruir o país e formar uma nova ordem social. Chamada de Bauhaus, a instituição revolucionou os conceitos de moradia, buscando racionalidade e despojamento, usando os princípios da arquitetura clássica na sua forma mais pura, sem adornos de nenhum tipo.
A escola Bauhaus se desfez quando os nazistas subiram ao poder, em 1933. Walter Gropius, Mies van der Rohe, e outros líderes da Bauhaus emigraram para os Estados Unidos. O estilo Bauhaus foi adotado por muitos arquitetos americanos, sendo conhecido como Estilo Internacional.
Abaixo alguns exemplos de edifícios concebidos segundo os parâmetros da Bauhaus.
Edifício Bauhaus, Dessau, 1925-1926. Arquiteto: Walter Gropius (1883-1969)
Residência Mies van der Rohe, Berlim, 1934
Farnsworth House, Plano, Illinois, USA - Mies van der Rohe, 1951
Nenhum comentário:
Postar um comentário