sábado, 7 de maio de 2011

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Efeito Coanda

Borges e Nicolau


Henri Marie Coanda (1886-1972) engenheiro e inventor romeno. O efeito Coanda foi descoberto em 1910 acidentalmente. Ao acionar o motor do avião Coanda 1910, propulsionado à reação (O 1º avião do mundo com esse tipo de propulsão), o engenheiro Henri Coanda notou que os gases que saiam do motor náo seguiam em linha reta como era esperado, mudavam de trajetória acompanhando a curvatura da fuselagem. Como tais gases saíssem em temperaturas elevadas e o avião fosse feito de materiais combustíveis, o projeto não prosperou. A observação do fenômeno por parte do engenheiro Coanda, que passou vinte anos a estudá-lo, fez com que a propriedade dos fluidos de aderir às superfícies curvas fosse denominado "Efeito Coanda". 


O Coanda-1910 na Segunda Exposição Internacional de Aeronáutica Grand Palais, Champs-Elysees, em Paris, França, em outubro de 1910.

Visualisando o fenômeno

Um filete de água saindo de uma torneira, uma colher, concha, ou lata de refrigerante, constituem o material necessário para verificar o Efeito Coanda. (Faça você mesmo)

Clique para ampliar

Na foto o filete de água adere è superfície curva da concha e é desviado para a esquerda. Pelo "Princípio da Ação e Reação", enunciado por Newton, a concha recebe uma força que tende a desviá-la no sentido oposto, ou seja, para a direita.

O mesmo ocorre nas asas dos aviões. A curvatura da parte superior desvia o ar incidente para baixo. (Efeito Coanda) Surge então uma força de sentido oposto (sustentação) que empurra a asa para cima. O efeito Coanda explica satisfatoriamente o fenômeno da sustentação, erroneamente atribuido ao Efeito Bernoulli por muito tempo. O que faz o avião voar, em última instância, é a terceira Lei de Newton.

Saiba mais aqui, aqui e aqui

Na próxima semana: Efeito Coanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário