domingo, 29 de maio de 2011

Arte do Blog

"La charrete anglaise", 1897

Toulose Lautrec

Borges e Nicolau
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa (1864-1901) foi um pintor e gravurista francês. De família aristocrática, recebeu educação artística e foi um menino normal até os 14 anos, quando sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo. Menos de um ano depois, quebrou o direito. Os traumatismos, aliados a uma doença óssea congênita atrofiaram suas pernas e ele se tornou praticamente um anão, com dificuldades locomotivas. Passou, então, a dedicar cada vez mais tempo à pintura.

Toulose-Lautrec retratou com técnica e sensibilidade a vida boêmia de Paris do final do século XIX, seu trabalho é um documento desse período de liberalização de costumes e experimentalismo nas artes, conhecido como Belle ÉpoqueEmbora tenha trabalhado por por menos de vinte anos, pois morreu precocemente de sífilis e alcoolismo aos 36 anos de idade, deixou um legado artístico importantíssimo.

Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

La danse au Moulin Rouge

Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário