segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cursos do Blog - Mecânica

12ª aula
Vetores (II)

Borges e Nicolau

Lembrete:

A grandeza escalar fica perfeitamente definida quando dela se conhecem o valor numérico e a correspondente unidade (exemplos: volume, massa, temperatura, energia).
A grandeza vetorial, além do valor numérico e da unidade, necessita de direção e sentido para ser definida (exemplos: velocidade, aceleração, força, impulso, quantidade de movimento).

Vetor

É um ente matemático caracterizado por módulo, direção e sentido.

Produto de um número real por um vetor

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Componentes de um vetor

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Animações:
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Exercícios básicos
Notação vetorial em negrito.

Exercício 1:
É dado o vetor v. Represente os vetores 2v e -v

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Resolução:

2v tem a mesma direção e o mesmo sentido de v e módulo duas vezes maior
-v tem a mesma direção e sentido oposto ao de v e módulo igual ao de v

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Exercício 2:
No diagrama i e j são vetores de módulos unitários. Determine as expressões dos vetores a, b e c em função de i e j.

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Resolução:

a = 3j
b = 2i
c = 3i + 3j
 

Exercício 3:
No estudo da Física muitas vezes precisamos efetuar o produto de um número real por um vetor. É o caso do princípio fundamental da Dinâmica F = m.a, da definição de quantidade de movimento Q = m.v, da definição de impulso de uma força constante que age numa partícula durante um intervalo de tempo dada por I = F.Δt e da força eletrostática F = q.E.

Neste último caso, considere o vetor campo elétrico E, representado abaixo e cujo módulo é igual a 105 N/C. Represente as forças eletrostáticas
FA e FB que agem nas partículas A e B, submetidas à ação do vetor campo elétrico E, nos casos:

a) A carga elétrica de A é q = +2 μC
b) A carga elétrica de B é q = -3 μC

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Resolução:

1) FA = IqI.E = 2.10-6.105 => FA = 0,2 N => 2 quadradinhos
FA tem a mesma direção e o mesmo sentido de E
2) FB = IqI.E = 3.10-6.105 => FB = 0,3 N => 3 quadradinhos
FB tem a mesma direção e sentido oposto ao de E

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Exercício 4:
Seu Joaquim empurra um carrinho, por meio de uma barra de ferro, aplicando uma força F, de módulo F = 100 N, na direção da barra. Qual é o módulo da componente  da força F na direção perpendicular ao solo?
Dados: sen θ = 0,6; cos θ = 0,8.

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Resolução:

A componente de F perpendicular ao solo (FY) é igual a F.sen θ, ou 100.0,6
=> FY = 60 N

Exercício 5:
Os vetores a e b, de módulos iguais a 10 unidades (10 u), estão representados na figura. Determine as componentes destes vetores em relação aos eixos Ox e Oy e as componentes do vetor soma (s = a + b).

Dados: sen 30º = 0,50; cos 30º = 0,87


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Resolução: 

ax = a.cos 60º => ax = 10.0,50 => ax = 5,0 u;
a
Y = a.sen 60º => aY = 10.0,87 => aY = 8,7 u;  
bx = b.cos 30º => bx = 10.0,87 => bx = 8,7 u; 
bY = b.sen 30º => bY = 10.0,50 => bY = 5,0 u;  
sx = ax+bx = 13,7 u; sY = aY+bY = 13,7 u

Exercício 6:
Numa partícula agem três forças F1, F2 e F3, de mesmo módulo igual a 10 N.

a) Determine as componentes destas forças em relação aos eixos Ox e Oy.
b) As componentes da força
F4 capaz de equilibrar o sistema constituído pelas três forças F1, F2 e F3.

Dados: sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8
x
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Resolução:

a)
F1x = -10 N; F1y = 0
F2x = 0; F2y = -10 N
F3x = F3.cos θ = 10.0,8 => F3x = 8 N
F3y = F3.sen θ = 10.0,6 => F3y = 6 N
b)
F1x + F2x + F3x + F4x = 0 => (-10) + 0 + 8 + F4x = 0 => F4x = 2 N
F1y + F2y + F3y + F4y = 0 => 0 + (-10) + 6 + F4y = 0 => F4y = 4 N
 
Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1:
(UFU-MG)
A grandeza escalar é:

a) Impulso
b) Campo elétrico
c) aceleração  da gravidade
d) trabalho


Resolução:

Das grandezas apresentadas, a grandeza física trabalho é escalar. As três outras são vetoriais.

Resposta: d


Revisão/Ex 2:
(FSM-SP)
Assinale a alternativa errada. Dado o número real k e o vetor v então:


a) o vetor w = k.v tem o mesmo sentido de v, se k > 0.
b) o vetor
w = k.v tem sentido contrário de v, se k < 0.
c) a direção de
w = k.v é sempre igual à direção de v qualquer que seja o valor de k.
d) se a direção de
w = k.v é diferente da direção de v, então k < 0.

Resolução:

o vetor w = k.v tem o mesmo sentido de v, se k > 0. e sentido contrário de v, se k < 0.
A direção de
w = k.v é sempre igual à direção de v qualquer que seja o valor de k. A alternativa errada é a d.

Resposta: d


Revisão/Ex 3:
(ACAFE-SC)
O vetor A tem módulo igual a 40 unidades e forma um ângulo de 60º com o eixo x, no 2º quadrante, conforme é mostrado na figura abaixo.



Os componentes do vetor A no eixo x e no eixo y, respectivamente, são:

A) -20
√3 e 20
B) 20 e 20
3
C) -20 e 20
3
D) 20
3 e -20
E) -20
3 e -20 

Dados: sen 60° = 3/2 e cos 60° = 1/2

Resolução:




Ax = -A.cos 60° = -40.(1/2) = -20 
Ay = A.sen 60°= 40.(3/2) = 20.3

Resposta: c


Revisão/Ex 4:
(UNIFESP-SP)
Na figura são dados os vetores a, b e c.



Sendo u a unidade de medida do módulo desses vetores, pode-se afirmar que o vetor d = a - b + c tem módulo

a) 2u, e sua orientação é vertical, para cima.
b) 2u, e sua orientação é vertical, para baixo.
c) 4u, e sua orientação é horizontal, para a direita.
d)
2 u, e sua orientação forma 45º com a horizontal, no sentido horário.
e)
2 u, e sua orientação forma 45º com a horizontal, no sentido anti-horário.

Resolução:

Da figura observamos que a subtração entre os vetores a e b é o vetor nulo. Assim, d = ab + c = c. O vetor c tem módulo 2u, direção vertical e sentido para baixo.

Resposta: b


Revisão/Ex 5:
(UFLA-MG)
Os vetores a, b e c representados abaixo têm resultante nula.


                   
Sabendo-se que o módulo do vetor b é igual a
6, podemos afirmar que os módulos de a e c valem, respectivamente:

a) 3 e (3
2 + 6)/2
b)
6/2 e 23
c) 3
2 e 3
d) 6 e 3
e) 3 e 3
2

Dados:
sen 60° =
3/2 e cos 60° = 1/2
sen 45° = cos 45° =
2/2

Resolução:

Vamos inicialmente decompor os vetores a e b:


Sendo a resultante nula, podemos escrever:
b.sen 60° = a.sen 45° => 
6.(3/2) = a.(2/2) => a = 3
c = b.cos 60° + a.cos 45° => c =
6.(1/2) + 3.(2/2) => c = (6 + 3√2)/2

Resposta: a

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