domingo, 3 de junho de 2012

Arte do Blog

 
 Fruit Dish, Glass, and Lemon (Still Life with Newspaper) - 1916

Juan Gris

Juan José Victoriano González, cujo pseudônimo é Juan Gris, nasceu em Madrid, na Espanha, em 1887 e morreu em Boulogne-sur-Seine, em 1927. É uma das figuras mais relevantes da história da arte espanhola. Apesar da morte prematura aos quarenta anos é considerado o mestre do cubismo sintético.

 Guitar on a Chair - 1913

Sua formação artística inicial se deu na Escuela de San Fernando de Madrid, onde passou três anos. Depois de abandonar esta escola Juan Gris tornou-se discípulo de José Moreno Carbonero e começou a fazer ilustrações modernistas em revistas de poesia e em órgãos da imprensa geral, como "Blanco y Negro" e "Madrid Cómico".

 Still Life with Fruit Dish and Mandolin - 1919

Em 1906 muda-se para Paris onde é acolhido por Daniel Vázquez Diaz que o apresenta a Picasso, Guillaume Apollinaire, André Salmon e Max Jacob. Através de Picasso que se encontrava pesquisando o cubismo conhece Georges Braque e Maurice Raynal. Durante esse período trabalha como ilustrador em revistas francesas como "Le Rire", "Le Charivari", " L' Assiette au Beurre" o "Le Témoin", ao mesmo tempo em que envia trabalhos para a revista humorística catalã "Papitu".

Still Life before an Open Window: Place Ravignan - 1915

Em 1912 Juan Gris mergulha de cabeça no movimento cubista. Firma um contrato com Henry Kahnweiler, e faz sua primera exposição individual na Galería Sagot, também participa do Salon des Indépendants - onde expõe seu Retrato de Picasso.

 Violin and Checkerboard - 1913

Depois da Primeira Guerra Mundial atravessa um período de penúria econômica e sua pintura evolui  para o chamado "retorno à ordem". Até o final da vida continua fazendo ilustrações e expondo nas melhores galerias da Europa.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário