sábado, 12 de outubro de 2013

Especial de Sábado

Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2013
Os vencedores foram os físicos Peter Higgs e François Englert pela descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatômicas, e cuja existência foi recentemente confirmada através da descoberta da partícula fundamental prevista, pelas experiências ATLAS e CMS do LHC do CERN.

Peter Higgs (1929), físico do Reino Unido e  François Englert (1932), físico belga


Prêmio Nobel de Física de 2013
 

O belga François Englert e o britânico Peter Higgs são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2013 por seus trabalhos teóricos sobre o chamado "bóson de Higgs" - que, segundo a teoria, é responsável por dar massa a tudo o que existe no Universo.

Englert, de 80 anos, e Higgs, de 84, desenvolveram na década de 1960, de forma independente um do outro, uma teoria que é "parte central do modelo padrão da física de partículas", declarou a Real Academia de Ciências Sueca, em Estocolmo. A existência do "bóson de Higgs" foi comprovada, com grande margem de probabilidade, quase cinco décadas depois.


A Real Academia de Ciências Sueca, que concede o prêmio, explicou que escolheu os físicos pela "descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatômicas".


A existência do mecanismo foi apontada pelos teóricos em 1964 e confirmada no ano passado, através da descoberta das partículas fundamentais, em experiências nos detectores Atlas e CMS, do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), situado na Suíça.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário