sábado, 28 de julho de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1963
Eugene Paul Wigner por aplicar princípios de simetria na teoria das partículas elementares, Maria Geoppert Mayer e J. Hans D. Jensen pelo estudo do modelo de camadas dos núcleos.

Eugene Paul Wigner (1902-1995), físico húngaro-americano; Maria Geoppert Mayer (1906-1972), física alemã-americana; J. Hans D. Jensen (1907-1973), físico alemão 

Eugene Paul Wigner foi um físico teórico e matemático nascido na Hungria e naturalizado norte-americano. Wigner estudou engenharia química na Technische Hochschule em Berlim (hoje Technische Universität Berlin). Sua importância deve-se ao fato dele ter lançado os alicerces para a teoria de simetrias na mecânica quântica, bem como por sua pesquisa sobre a estrutura do núcleo atômico. Wigner também é importante por seu trabalho em matemática pura, sendo autor de uma série de teoremas.

Maria Goeppert-Mayer nasceu na Alemanha e naturalizou-se norte americana. Ela estudou Física na Universidade de Göttingen, onde seu pai era professor. Desde tenra idade ela esteve cercada por intelectuais, alunos e professores da universidade, incluindo o futuro ganhador do Nobel Enrico Fermi, além de Werner Heisenberg, Paul Dirac e Wolfgang Pauli. Maria Goeppert-Mayer foi a segunda mulher a ser laureada com o premio Nobel de Física, depois de Marie Curie.

Johannes Hans Daniel Jensen foi um físico nuclear alemão. Jensen estudou física, matemática, físico-química e filosofia na Freiburg Albert-Ludwigs-Universität e na Universidade de Hamburgo entre 1926 e 1931, tendo obtido o doutorado em 1932. Jensen completou a sua habilitação em 1936 na Universidade de Hamburgo. Após a
Segunda Guerra Mundial Jensen lecionou na Universidade de Heidelberg e foi professor visitante na Universidade de Wisconsin-Madison, no Institute for Advanced Study da Universidade de Indiana e no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Jensen compartilhou metade do Premio Nobel de Física de 1963 com Maria Göppert-Mayer por sua proposta do modelo de concha nuclear.   

Saiba mais. Clique aqui, aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1964:
Charles Hard Townes, Nicolay Gennadiyevich Basov e Aleksandr Mikhailovich Prokhorov por trabalhos fundamentais no campo da eletrônica quântica conduzindo à construção de osciladores e amplificadores baseados no princípio dos maser e laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário