domingo, 16 de outubro de 2011


Museu Guggenheim, Bilbao

Bilbao é uma cidade industrial situada no norte da Espanha, capital do País Basco. Até poucos anos atrás tinha poucos atrativos para turistas e quase não era visitada. Depois da construção do Museu Guggenheim, projetado pelo arquiteto Frank Owen Gehry, Bilbao mudou de condição e hoje tem no Turismo uma de suas maiores fontes de renda. O edifício de titânio, de Frank Gehry, é o marco responsável pela metamorfose que fez de Bilbao local obrigatório a quem visita a Espanha.


O Museu Guggenheim Bilbao foi inaugurado em 1997 como parte da revitalização da cidade de Bilbao, convertendo-se desde logo num centro de atenções para toda a Europa.


O edifício é coberto externamente por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe, mostrando formas orgânicas de frequncia constante nos trabalhos de Gehry. Do átrio central, que tem 50 metros de altura, e lembra uma flor cheia de curvas, partem passarelas para os três níveis de galerias. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco, homenageando a cidade portuária de Bilbao.

O museu recebeu críticas por ser um museu de vanguarda e isso se reduzir ao seu exterior. As salas de exposição, dizem os críticos, são iguais às de qualquer outro museu. E por ser o museu tão inovador outra crítica que ele recebe é justamente ser, como edificio, mais atraente que as próprias obras expostas. E disso poucas duvidas restam, assim como acontece com o Guggenheim de Nova Iorque, as pessoas visitam primordialmente o museu e como em museus há obras de arte, acabam sendo vistas.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário