sábado, 9 de julho de 2011

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau

1903
Antoine Henri Becquerel, Pierre Curie e Marie Curie "pela descoberta e estudos sobre o fenômeno da radioatividade".

Antoine Henri Becquerel (1852-1908), físico francês, Pierre Curie (1859-1906), físico e químico francês e Marie Sklodowska Curie (1867-1934), física e química de origem polonesa.

Com o intuito de verificar se certos compostos de urânio emitiam raios X, o físico francês Antoine  Henri Becquerel realizou, em 1896, experiências com o sulfato duplo de potássio e uranila – K2(UO2)(SO4)2 - , colocando-o sobre uma chapa fotográfica envolta em papel preto. Becquerel observou que o sulfato emitia algo que atravessava o papel e sensibilizava a chapa  fotográfica. A cientista franco-polonesa Marie Sklodowska Curie interessou-se pelo fenômeno descoberto por Becquerel e, junto com seu marido, o físico e químico francês Pierre Curie, verificou que todos os sais de urânio conseguiam impressionar chapas fotográfica, concluindo o urânio era responsável pela emissão. Em 1898, o casal descobriu dois novos elementos químicos que produziam efeito análogo ao do urânio: o polônio e o rádio. Entretanto, somente no ano seguinte foi esclarecida a natureza das radiações emitidas por esses elementos, com a constatação de que não eram raios X. Esta foi a origem dos estudos sobre radioatividade.
 

Becquerel e o casal Curie foram distinguidos, em 1903, com o premio Nobel de Física, por suas pesquisas sobre a radioatividade. 
(FONTE: "Os fundamentos da Física", volume 3, nona edição, página 456  e Moderna Plus, Física,  volume 3, parte III)

Saiba mais. Clique aqui, aqui e aqui.
Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1904: John William Strutt (Lord Rayleigh) – por seus estudos sobre a densidade dos gases e pela descoberta do argônio.

Museu Marie Curie (Varsóvia). Fotos: Nicolau Gilberto Ferraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário