terça-feira, 22 de junho de 2010

Pense & Responda


O dinamômetro

Nicolau Gilberto Ferraro
O professor de Física levou seus alunos ao laboratório para uma atividade experimental. Começou mostrando como deformar uma mola aplicando força. Usando essa propriedade, ensinou como construir um dinamômetro, aparelho que se destina a efetuar medidas de intensidade de forças.

Destacou que o dinamômetro é constituído essencialmente de uma mola com uma extremidade fixa. À extremidade livre liga-se um ponteiro que pode se deslocar ao longo de uma escala. Acentuou que cada força aplicada produz na mola uma deformação. A intensidade da força aplicada e a deformação são diretamente proporcionais, isto é: se uma força de intensidade 1 N produzir uma deformação de 0,5 cm, uma força de intensidade 2 N produzirá uma deformação de 1 cm, e assim por diante.

A seguir, entregou um dinamômetro a cada grupo constituído e propôs a realização de experimentos. Um aluno de um dos grupos prendeu à extremidade livre do dinamômetro uma pedra e fez a leitura: 1N. O professor aproximou- se dos alunos do grupo e perguntou:

- Qual é aproximadamente a massa da pedra?

Em seguida largou o sistema constituído pelo dinamômetro e pela pedra, que caiu sob a ação da gravidade.

Os alunos constataram que a indicação do dinamômetro passou a ser zero. O professor fez mais uma pergunta:

- Por que durante a queda a indicação do dinamômetro é zero?

Se você fosse um aluno deste grupo, como responderia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário