O atleta jamaicano Usain Bolt ganhou mais uma medalha de ouro no domingo, 11 de agosto de 2013, em Moscou, no Estádio Luzhniki, na prova dos 100 m rasos com o tempo de 9,77 s. Observe o desempenho de Bolt nas diversas provas da mesma modalidade:
Olimpíada de Pequim (2008) => 9,69 s
Mundial de Berlim (2009) => 9,58 s
Olimpíada de Londres (2012) => 9,63 s
Mundial de Moscou (2013) => 9,77 s
Analise as proposições:
I. Em notação científica e com dois algarismos significativos, a distância que Usain Bolt percorreu durante cada corrida é 1,0.102 m
II. O módulo da maior velocidade escalar média desenvolvida por Bolt foi no Mundial de Moscou.
III. A maior diferença de tempo, entre duas das competições disputadas por Bolt, foi de 0,19 s
IV. Considerando que todos os intervalos de tempo são expressos corretamente em algarismos significativos, os algarismos corretos registrados na Olimpíada de Londres são 9 e 6.
São corretas as proposições:
a) Somente I, II, III
b) Somente I, II, IV
c) Somente I, III, IV
d) II, III, IV
e) Somente II
Resolução:
I. Correta. Um número escrito em notação científica apresenta a forma N.10n, onde n é um expoente inteiro e N é tal que 1 ≤ N < 10.
Assim, o número 100 m, com dois algarismos significativos deve ser escrito da seguinte maneira: 1,0.102 m.
II. Incorreta. O módulo da maior velocidade escalar média corresponde ao menor intervalo de tempo. Isso ocorreu no Mundial de Berlim.
III. Correta. 9,77 s – 9,58 s = 0,19 s
IV. Correta.Olimpíada de Londres: 9,63 s. Os algarismos 9 e 6 são corretos e o algarismos 3 é duvidoso. Os algarismos corretos e o primeiro duvidoso constituem os algarismos significativos.
Resposta: c
Questão 2:
Você está assistindo a um concerto da Orquestra Mozart de Viena. A cabeça de um espectador se interpõe entre você e parte da orquestra. Apesar da interposição você continua ouvindo o concerto, embora não possa ver o palco.
Isto acontece porque:
a) as ondas sonoras atravessam facilmente a cabeça do espectador o que não ocorre com a luz.
b) o som sofre difração na cabeça do espectador, pois ela não é suficientemente grande comparada ao comprimento de onda do som.
c) o comprimento de onda do som é muito menor do que a cabeça do espectador, enquanto que o da luz é muito maior.
d) a cabeça do espectador reflete o som e não a luz.
e) O som sofre refração ao contornar a cabeça do espectador e a luz é absorvida.
Resolução:
Você continua ouvindo a orquestra por que o som se difrata na cabeça do espectador uma vez que ela não é suficientemente grande quando comparada ao comprimento de onda do som. A difração ocorre quando a dimensão do obstáculo é menor ou igual ao comprimento de onda. O comprimento de onda do som varia aproximadamente entre 2 cm e 20 m. As ondas luminosas têm comprimento de onda da ordem de 5.10-7 m.
Resposta: b
Questão 3:
Imagine que você esteja viajando de carro no inverno num dia ensolarado e claro. Confortavelmente instalado em ambiente aquecido você contempla a paisagem enquanto ouve música. De repente o volante começa a puxar para a esquerda. Pneu furado! O jeito é parar no acostamento e colocar o estepe. Você sai do carro e, embora agasalhado, sente que vai congelar. A temperatura ambiente é de 9 °C, mas há um vento de 22 km/h soprando, o que dá a sensação térmica de a temperatura ser bem menor.
Sensação térmica corresponde ao que sentimos quando a uma dada temperatura o vento faz com que a perda de calor de nosso corpo seja mais intensa do que seria sem vento.
Usando a tabela abaixo indique, entre as alternativas dadas, qual seria a sensação térmica com vento de 22 km/h e temperatura de 9 ºC.
a) 9 °C b) 8 °C c) 6 °C d) 4 °C e) 1 °C
Nota: Nas considerações feitas não levamos em conta a umidade relativa do ar, fator que também interfere na sensação térmica.
Resolução:
Consultando a tabela para 9 °C e com vento de 22 km/h, constatamos que a sensação térmica é de 1°C.
Resposta: e
Considere as Leis de Newton e as informações a seguir para responder às
questões de números 4 e 5, propostas na (UERJ).
Uma pessoa empurra uma caixa sobre o piso de uma sala. As forças aplicadas sobre a caixa na direção do movimento são:
• Fp: força paralela ao solo exercida pela pessoa;
• Fa: força de atrito exercida pelo piso.
A caixa se desloca na mesma direção e sentido de Fp.
A força que a caixa exerce sobre a pessoa é Fc.
Questão 4:
Se o deslocamento da caixa ocorre com velocidade constante, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação:
a) Fp = Fc = Fa
b) Fp > Fc = Fa
c) Fp = Fc > Fa
d) Fp = Fc < Fa
Resolução:
Sendo que o deslocamento da caixa ocorre com velocidade constante, concluímos que a aceleração é nula, e portanto a força resultante que age na caixa é nula. Assim, Fp = Fa.
Pela terceira lei de Newton (princípio da ação e reação), concluímos que
Fp = Fc
Resposta: a
Questão 5:
Se o deslocamento da caixa ocorre com aceleração constante, na mesma direção e sentido de Fp, as magnitudes das forças citadas apresentam a seguinte relação:
a) Fp = Fc = Fa
b) Fp > Fc = Fa
c) Fp = Fc > Fa
d) Fp = Fc < Fa
Resolução:
A força Fp e a aceleração a têm o mesmo sentido. O sentido de Fa é oposto ao de Fp. Aplicando a Segunda Lei de Newton, temos em módulo: Fp – Fa = m.a. Portanto: Fp > Fa.
Pela terceira lei de Newton (princípio da ação e reação), concluímos que Fp = Fc
Logo, Fp = Fc > Fa
Resposta: c
Nenhum comentário:
Postar um comentário