Espelho plano - Campo visual
Borges e Nicolau
Espelho plano
É uma superfície plana na qual o fenômeno predominante é a reflexão regular da luz.
Imagem de um ponto num espelho plano
Um ponto P é colocado diante de um espelho plano. Considere dois raios de luz PI e PJ que partem de P e incidem no espelho. Lembrando que o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência, construímos os correspondentes raios refletidos cujos prolongamentos encontram-se num ponto P’. Estes raios incidem na vista de um observador e para ele parecem originar-se em P’. O observador vê P’. O ponto P é o vértice de um feixe que incide no espelho, sendo denominado ponto objeto. P’ é o vértice de um feixe que emerge do espelho, sendo denominado ponto imagem.
Quando os raios que definem o vértice do feixe se encontram efetivamente dizemos que o ponto tem natureza real.
Quando os raios se encontram por meio de prolongamentos, dizemos que o ponto tem natureza virtual.
Assim, P é um ponto objeto real e P’ ponto imagem virtual. Portanto: no espelho plano objeto e imagem têm naturezas opostas.
Observe que os triângulos POI e P’OI são congruentes. Concluímos então que PO = P’O, isto é: P e P’ são simétricos em relação à superfície do espelho.
Campo visual de um espelho plano
Ao olhar para a superfície refletora de um espelho, um observador O vê, por reflexão, uma certa região do espaço. Esta região é chamada campo visual do espelho, em relação ao observador O. O campo visual depende das dimensões do espelho e da posição do observador.
Para se obter o campo visual deve-se determinar a imagem O’ do olho do observador e unir O’ com os extremos do espelho.
Animações:Clique aqui e aqui
Exercícios básicos
Exercício 1:
A distância entre um ponto objeto P e o correspondente ponto imagem P’, fornecido por um espelho plano é de 30 cm. Qual é a distância do ponto objeto P ao espelho?
Resolução:
Aplicando a propriedade da simetria temos:
2.d = 30 => d = 15 cm
Resposta: 15 cm
Exercício 2:
Dois pontos A e B são colocados na frente de um espelho plano, conforme mostra a figura. Determine:
a) a distância entre A e a imagem B’ do ponto B.
b) a distância entre B e a imagem A’ do ponto A.
Resolução:
Aplicando a propriedade da simetria temos:
dAB’ = 30 cm e dBA’ = 30 cm
Respostas: a) 30 cm; b) 30 cm
Exercício 3:
Maria posiciona-se num ponto A diante de um espelho plano. Por reflexão no espelho Maria consegue ver a imagem de Pedrinho posicionado no ponto B?
Resolução:
Vamos determinar o campo visual de Maria:
Observe que Pedrinho está fora do campo visual de Maria.
Resposta: Maria não consegue ver a imagem de Pedrinho.
Exercício 4:
Uma barata se desloca numa reta diante de um espelho plano, conforme a figura. Qual é a distância que a barata percorre dentro do campo visual do observador O? O lado de cada quadradinho é igual a 2,0 cm.
Resolução:
Vamos determinar o campo visual do observador O:
AB é a distância que a barata percorre dentro do campo visual do observador O. Como o lado de cada quadradinho é igual a 2,0 cm e sendo 15 quadradinhos a distância entre A e B, temos:
AB = 15.2,0 cm = 30 cm.
Resposta: 30 cm
Exercicio 5:
Um ponto objeto P está diante de um espelho plano. Este sofre uma translação passando da posição (1) para a posição (2). Qual é a distância entre a posição inicial (P’) e a posição final (P”) do ponto imagem? O lado de cada quadradinho é igual a 2,0 cm.
Resolução:
Aplicando a propriedade da simetria, temos:
A distância entre P’ e P” corresponde 6 quadradinhos. Como o lado de cada quadradinho mede 2,0 cm, resulta:
P’P’’ = 6.2,0 cm = 12 cm
Observação: O espelho sofreu uma translação de 6,0 cm e a imagem um deslocamento de 12 cm. Concluímos, então, que quando um espelho sofre uma translação de uma distância d, a imagem de um objeto fixo translada–se uma distância 2d, no mesmo sentido do espelho.
Resposta: 12 cm
Exercícios de revisão
Revisão/Ex 1:
(UEL-PR)
Um observador O observa a imagem de um objeto P refletida num espelho plano horizontal. A figura mostra um feixe de raios luminosos que partem de P. O raio que atinge o observador O é:
a) PEO.
b) PDO.
c) PCO.
d) PBO.
e) PAO
Resolução:
O raio de luz que parte de P, reflete no espelho e atinge o observador O, tem seu prolongamento passando pela imagem P’ do ponto P. Deste modo o ponto de incidência é o ponto D e o trajeto é PDO.
Resposta: b
Revisão/Ex 2:
(UERJ)
Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40 cm de uma flor presa na parte de trás dos seus cabelos. Buscando uma visão melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mãos, um pequeno espelho plano atrás da cabeça, a 15 cm da flor. A menor distância entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho de parede, está próxima de:
a) 55 cm.
b) 70 cm.
c) 95 cm.
d) 110 cm.
e) 125 cm.
Resolução:
Determinamos a imagem F’ da flor F fornecida pelo pequeno espelho colocado atrás da cabeça. Esta imagem funciona como objeto para o espelho de parede, que fornece a imagem F”. A distância entre F e F” é 40 cm + 70 cm = 110 cm.
Resposta: d
Revisão/Ex 3:
(UESPI)
Uma bola vai do ponto A ao ponto B sobre uma mesa horizontal, segundo a trajetória mostrada na figura a seguir. Perpendicularmente à superfície da mesa, existe um espelho plano. Pode-se afirmar que a distância do ponto A à imagem da bola quando ela se encontra no ponto B é igual a:
a) 8 cm
b) 12 cm
c) 16 cm
d) 20 cm
e) 32 cm
Resolução:
Triângulo AB’C:
(AB’)2 = (12)2 + (16)2 => AB’ = 20 cm
Resposta: d
Revisão/Ex 4:
(Fuvest-SP)
Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante t0 está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima.
Se continuar observando a vitrine, a jovem poderá começar a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de:
a) 2 s.
b) 3 s.
c) 4 s
d) 5 s.
e) 6 s.
Resolução:
A jovem só começa a ver a imagem do amigo, refletida no espelho, quando ele entrar no campo visual dela. Para entrar no campo visual o amigo deverá percorrer a distância BX = 2 m com velocidade 1 m/s, o que corresponde a um intervalo de tempo de 2 s.
Resposta: a
Revisão/Ex 5:
(EFOMM-RJ)
Uma pessoa caminha em direção a um espelho fixo com velocidade escalar constante, medida em relação ao solo, conforme mostra a figura abaixo.
Analisando a situação descrita, pode-se afirmar que:
a) a imagem, de mesmo tamanho, afasta-se do espelho com velocidade de 1,5 m/s.
b) a imagem, de mesmo tamanho, aproxima-se do espelho com velocidade de 3,0xm/s.
c) a pessoa e a sua imagem aproximam-se com velocidade relativa de 3,0 m/s.
d) a pessoa e a sua imagem afastam-se com velocidade relativa de 3,0 m/s.
e) a imagem, aumentada devido à aproximação da pessoa, tem velocidade de 1,5xm/s.
Resolução:
Quando a pessoa se aproxima do espelho sua imagem também se aproxima e com velocidade de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.
Nestas condições, a pessoa e a sua imagem se aproximam com velocidade relativa: 1,5 m/s + 1,5 m/s = 3,0 m/s
Resposta: c
Resposta: c
Nenhum comentário:
Postar um comentário