A seção “Arte do Blog” apresenta hoje o artista Celestino Mondlane, natural de Moçambique, país cujos estudantes nos têm honrado com visitas frequentes. (Borges e Nicolau)
Celestino Mondlane | S/ título | Desenho, tinta da china s/papel | 2004.©Celestino Mondlane
Celestino Mondlane
Celestino Mondlane (Maputo, 1972) - é escultor, mas tem-se dedicado ao desenho. Também dá aulas de artes visuais em Moçambique, onde vive e trabalha. Para fazer as suas obras, que têm circulado internacionalmente, com mais ou menos dificuldade, utiliza apenas papel e caneta, material básico simples de encontrar. É mais do que uma opção estética: "um artista tem de trabalhar com o que tem. E não é preciso muito."
©Celestino Mondlane
Porquê os painéis? "Porque o grande formato tem a ver com a minha identidade artística. Não quero pintar a pensar no que posso vender aos turistas." Desta forma demarca-se dos jovens artistas da geração do pós-independência que se limitam a copiar o trabalho de autores consagrados, como Malangatana, produzindo "miniaturas". Jovens que também procuram fugir às tradições. Não é o seu caso. O nome com que está registado oficialmente é Celestino Mondlane, mas é como Mudaulane que assina os seus desenhos - o seu nome "nativo", que lhe é atribuído na linha do clã, da família de que descende no Sul de Moçambique.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário