Ganhadores do Premio Nobel de Física
Borges e Nicolau
1902
Hendrik Antoon Lorentz e Pieter Zeeman “pela descoberta da influência dos campos magnéticos sobre as radiações”.
Hendrik Antoon Lorentz (1853-1928), físico e matemático holandês e
Pieter Zeeman (1865–1943), físico holandês
Orientado por seu professor, Hendrik Lorentz, Pieter Zeeman descobriu que ocorre a separação em diversas componentes das raias espectrais* de emissão, provocada pela ação de um campo magnético sobre a substância emissora. É o chamado efeito Zeeman. Esta descoberta confirmou estudos realizados por Lorentz, contribuiu para a investigação dos átomos e para a medição de campos magnéticos das estrelas. Em 1902 estes cientistas foram contemplados com o premio Nobel de Física.
Analisando-se com um espectroscópio a luz emitida por uma ampola contendo um gás (por exemplo, hidrogênio, submetido a uma descarga elétrica), observa-se uma série de linhas discretas e bem definidas, denominadas raias espectrais. Cada raia corresponde a uma cor, caracterizada por um comprimento de onda. O conjunto de raias espectrais é chamado espectro de emissão. O espectro de emissão de um gás é a sua marca registrada, sua “impressão digital”.
(FONTE: "Os fundamentos da Física” e “Física, Ciência e Tecnologia")
Próximo Sábado:
Ganhadores do Premio Nobel de 1903: Antoine Henri Becquerel, Pierre Curie e Marie Curie "pela descoberta e estudos sobre o fenômeno da radioatividade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário