segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cursos do Blog - Mecânica

12ª aula
Vetores (II)

Borges e Nicolau

Lembrete:

A grandeza escalar fica perfeitamente definida quando dela se conhecem o valor numérico e a correspondente unidade (exemplos: volume, massa, temperatura, energia).
A grandeza vetorial, além do valor numérico e da unidade, necessita de direção e sentido para ser definida (exemplos: velocidade, aceleração, força, impulso, quantidade de movimento).

Vetor

É um ente matemático caracterizado por módulo, direção e sentido.

Produto de um número real por um vetor

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Componentes de um vetor

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Animações:
Adição vetorial - Clique aqui
Vetor oposto / Subtração vetorial - Clique aqui
Produto de um número real por um vetor - Clique aqui
Componentes de um vetor - Clique aqui

Exercícios básicos
Notação vetorial em negrito.

Exercício 1:
É dado o vetor v. Represente os vetores 2v e -v

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Resolução:

2v tem a mesma direção e o mesmo sentido de v e módulo duas vezes maior
-v tem a mesma direção e sentido oposto ao de v e módulo igual ao de v

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Exercício 2:
No diagrama i e j são vetores de módulos unitários. Determine as expressões dos vetores a, b e c em função de i e j.

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Resolução:

a = 3j
b = 2i
c = 3i + 3j
 

Exercício 3:
No estudo da Física muitas vezes precisamos efetuar o produto de um número real por um vetor. É o caso do princípio fundamental da Dinâmica F = m.a, da definição de quantidade de movimento Q = m.v, da definição de impulso de uma força constante que age numa partícula durante um intervalo de tempo dada por I = F.Δt e da força eletrostática F = q.E.

Neste último caso, considere o vetor campo elétrico E, representado abaixo e cujo módulo é igual a 105 N/C. Represente as forças eletrostáticas
FA e FB que agem nas partículas A e B, submetidas à ação do vetor campo elétrico E, nos casos:

a) A carga elétrica de A é q = +2 μC
b) A carga elétrica de B é q = -3 μC

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Resolução:

1) FA = IqI.E = 2.10-6.105 => FA = 0,2 N => 2 quadradinhos
FA tem a mesma direção e o mesmo sentido de E
2) FB = IqI.E = 3.10-6.105 => FB = 0,3 N => 3 quadradinhos
FB tem a mesma direção e sentido oposto ao de E

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Exercício 4:
Seu Joaquim empurra um carrinho, por meio de uma barra de ferro, aplicando uma força F, de módulo F = 100 N, na direção da barra. Qual é o módulo da componente  da força F na direção perpendicular ao solo?
Dados: sen θ = 0,6; cos θ = 0,8.

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Resolução:

A componente de F perpendicular ao solo (FY) é igual a F.sen θ, ou 100.0,6
=> FY = 60 N

Exercício 5:
Os vetores a e b, de módulos iguais a 10 unidades (10 u), estão representados na figura. Determine as componentes destes vetores em relação aos eixos Ox e Oy e as componentes do vetor soma (s = a + b).

Dados: sen 30º = 0,50; cos 30º = 0,87


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Resolução: 

ax = a.cos 60º => ax = 10.0,50 => ax = 5,0 u;
a
Y = a.sen 60º => aY = 10.0,87 => aY = 8,7 u;  
bx = b.cos 30º => bx = 10.0,87 => bx = 8,7 u; 
bY = b.sen 30º => bY = 10.0,50 => bY = 5,0 u;  
sx = ax+bx = 13,7 u; sY = aY+bY = 13,7 u

Exercício 6:
Numa partícula agem três forças F1, F2 e F3, de mesmo módulo igual a 10 N.

a) Determine as componentes destas forças em relação aos eixos Ox e Oy.
b) As componentes da força
F4 capaz de equilibrar o sistema constituído pelas três forças F1, F2 e F3.

Dados: sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8
x
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Resolução:

a)
F1x = -10 N; F1y = 0
F2x = 0; F2y = -10 N
F3x = F3.cos θ = 10.0,8 => F3x = 8 N
F3y = F3.sen θ = 10.0,6 => F3y = 6 N
b)
F1x + F2x + F3x + F4x = 0 => (-10) + 0 + 8 + F4x = 0 => F4x = 2 N
F1y + F2y + F3y + F4y = 0 => 0 + (-10) + 6 + F4y = 0 => F4y = 4 N
 
Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1:
(UFU-MG)
A grandeza escalar é:

a) Impulso
b) Campo elétrico
c) aceleração  da gravidade
d) trabalho


Resolução:

Das grandezas apresentadas, a grandeza física trabalho é escalar. As três outras são vetoriais.

Resposta: d


Revisão/Ex 2:
(FSM-SP)
Assinale a alternativa errada. Dado o número real k e o vetor v então:


a) o vetor w = k.v tem o mesmo sentido de v, se k > 0.
b) o vetor
w = k.v tem sentido contrário de v, se k < 0.
c) a direção de
w = k.v é sempre igual à direção de v qualquer que seja o valor de k.
d) se a direção de
w = k.v é diferente da direção de v, então k < 0.

Resolução:

o vetor w = k.v tem o mesmo sentido de v, se k > 0. e sentido contrário de v, se k < 0.
A direção de
w = k.v é sempre igual à direção de v qualquer que seja o valor de k. A alternativa errada é a d.

Resposta: d


Revisão/Ex 3:
(ACAFE-SC)
O vetor A tem módulo igual a 40 unidades e forma um ângulo de 60º com o eixo x, no 2º quadrante, conforme é mostrado na figura abaixo.



Os componentes do vetor A no eixo x e no eixo y, respectivamente, são:

A) -20
√3 e 20
B) 20 e 20
3
C) -20 e 20
3
D) 20
3 e -20
E) -20
3 e -20 

Dados: sen 60° = 3/2 e cos 60° = 1/2

Resolução:




Ax = -A.cos 60° = -40.(1/2) = -20 
Ay = A.sen 60°= 40.(3/2) = 20.3

Resposta: c


Revisão/Ex 4:
(UNIFESP-SP)
Na figura são dados os vetores a, b e c.



Sendo u a unidade de medida do módulo desses vetores, pode-se afirmar que o vetor d = a - b + c tem módulo

a) 2u, e sua orientação é vertical, para cima.
b) 2u, e sua orientação é vertical, para baixo.
c) 4u, e sua orientação é horizontal, para a direita.
d)
2 u, e sua orientação forma 45º com a horizontal, no sentido horário.
e)
2 u, e sua orientação forma 45º com a horizontal, no sentido anti-horário.

Resolução:

Da figura observamos que a subtração entre os vetores a e b é o vetor nulo. Assim, d = ab + c = c. O vetor c tem módulo 2u, direção vertical e sentido para baixo.

Resposta: b


Revisão/Ex 5:
(UFLA-MG)
Os vetores a, b e c representados abaixo têm resultante nula.


                   
Sabendo-se que o módulo do vetor b é igual a
6, podemos afirmar que os módulos de a e c valem, respectivamente:

a) 3 e (3
2 + 6)/2
b)
6/2 e 23
c) 3
2 e 3
d) 6 e 3
e) 3 e 3
2

Dados:
sen 60° =
3/2 e cos 60° = 1/2
sen 45° = cos 45° =
2/2

Resolução:

Vamos inicialmente decompor os vetores a e b:


Sendo a resultante nula, podemos escrever:
b.sen 60° = a.sen 45° => 
6.(3/2) = a.(2/2) => a = 3
c = b.cos 60° + a.cos 45° => c =
6.(1/2) + 3.(2/2) => c = (6 + 3√2)/2

Resposta: a

domingo, 5 de maio de 2013

Arte do Blog

As Lavadeiras-1885
Camille Pissarro 

Camile Pissarro nasceu em uma ilha do Caribe, Saint Thomas, em 10 de julho de 1830. Embora tivesse talento para desenho, seus pais – uma mulata e um judeu francês de origem portuguesa que possuía uma loja de ferragens no porto de Charlotte-Amalie – o incentivaram a ser comerciante. Foi com este objetivo que o enviaram a Paris aos 11 anos de idade para estudar. Lá, morou em uma pensão em Passy, onde o dono Sr. Savary o incentivou em seus desenhos sugerindo que desenhasse observando a natureza, ao ar livre. Esta era uma prática incomum naquela época.

L’Ermitage à Pontoise-1867
 
Aos 17 anos voltou para a ilha para tomar conta dos negócios da família. Entretanto não abandonou o hábito de desenhar e a paixão pela pintura.  Cerca de cinco anos depois, conheceu e tornou-se amigo do pintor dinamarquês Fritz Melbye. Amizade essa que mudou sua vida: ocorreu que Melbye havia sido enviado pelo governo a uma expedição às Antilhas Dinamarquesas para estudar a Fauna e a Flora locais, e Pissarro decidiu acompanha-lo nesta missão na Venezuela ao longo de dois anos. Posteriormente, já em Paris, a independência conquistada, ainda que em início de carreira e com a ajuda de Melbye, ele teria outras influências marcantes como Camille Corot, Paul Cézanne, e aquele que viria a ser considerado o maior expoente do impressionismo Claude Monet. Com Monet, passaria a sair para pintar ao ar livre. A esta altura, ele já possuía dois filhos com sua amante Julie Vellay, e o casamento só ocorreu poucos anos depois em 1861. Com Julie teve ao todo oito filhos.

Boulevard Montmartre at night
 
Cartas escritas pelo próprio pintor dão indícios de que havia uma forte preocupação financeira, e esta insegurança era resultado das despesas com uma família numerosa e os poucos recursos que a carreira como artista oferecia. Apesar disso, os quadros de Pissarro não demonstram cores escuras e traços ou imagens dramáticas, pelo contrário. Embora com alguma dificuldade material, as telas são fartas em contraste de luz e cores, com motivos alegres e pinceladas curtas, sem a preocupação com o contorno, mas buscando a divisão das cores através das marcas de cores isoladas, ressaltando uma espécie de essência das imagens – maior característica das obras impressionistas.

Outer harbour of Le Havre

Com a influência de artistas neo-impressionistas como George Seurat e Paul Signac, o artista chegou a investir temporariamente na técnica conhecida como Pontilhismo. Seu quadro "Les toits rouges, coin du village, effet d'hiver" 1881 é um bom exemplo desta fase. E para a satisfação de seus patrocinadores, admiradores do seu primeiro estilo, ele retoma a técnica inicial. Pissarro foi o único pintor a participar das oito exposições do grupo de impressionistas entre os anos de 1874 e 1886, e trabalhou até a véspera de sua morte em Paris 1903.


A Servant Seated in the Garden at Eragny

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sábado, 4 de maio de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
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2003
Alexei A. Abrikosov, Vitaly L. Ginzburg e Anthony J. Leggett - pelas contribuições pioneiras à teoria dos supercondutores e superfluidos.

Alexei A. Abrikosov (1928), Vitaly L. Ginzburg (1916-2009), físicos russos e 
Anthony J. Leggett (1938), físico inglês
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O Prêmio Nobel de Física de 2003 foi para três cientistas "por contribuições pioneiras à teoria dos supercondutores e superfluidos", anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia. Os ganhadores foram os russos Alexei A. Abrikosov, Vitaly L. Ginzburg e o britânico Anthony J. Leggett.

Alexei A. Abrikosov nasceu em Moscou e se tornou doutor em física em 1951, no Instituto de Problemas Físicos, na capital russa. Em 2003 ele integrava os quadros do Laboratório Nacional de Argonne, no estado americano de Illinois. Abrikosov tornou-se cidadão americano.

Vitaly L. Ginzurg também nasceu em Moscou. Formado pela Universidade de Moscou, dirigiu o Grupo de Teoria do Instituto Físico P. N. Lebedev. Ginzurg faleceu em 2009.

O britânico naturalizado americano Anthony Leggett trabalhava na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign quando foi agraciado com o Nobel.

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Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2004: 
David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek - pela descoberta da liberdade assintótica na teoria da interação forte.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Caiu no vestibular

Resistor equivalente

(FMABC-SP)
O valor de R para que o resistor equivalente da associação seja 10
Ω deve ser:


a) 3
Ω   b) 5Ω   c) 7Ω   d) 11Ω   e) 15Ω 

Resolução:


   





Requiv. => 4 + [(10.R)/(10+R)] = 10 => (10.R)/(10+R) = 6 
10.R = 60 + 6.R => R = 15Ω

Resposta: e

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cursos do Blog - Eletricidade

11ª aula
Superfície equipotencial

Borges e Nicolau

Toda superfície cujos pontos apresentam o mesmo potencial elétrico.
As linhas de força são perpendiculares às superfícies equipotenciais.

Exemplos:

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Campo elétrico gerado por duas cargas elétricas puntiformes. As linhas de cor cinza são as linhas de força e as azuis, tracejadas, as equipotenciais.

Características do campo uniforme

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x
  • As superfícies equipotenciais são planos paralelos entre si e perpendiculares às linhas de força.
  • O trabalho no deslocamento de uma carga q entre os pontos A e B é dado por:
x

Relação:


Exercícios básicos

Exercício 1:
As linhas cheias representam algumas linhas de força de um campo eletrostático e, as tracejadas, as linhas equipotenciais.
Uma partícula eletrizada com carga elétrica q = 2.10-6 C é transportada de A até B e de B até C.
Qual é o trabalho que a força eletrostática realiza nestes dois deslocamentos?

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τAB = q.(VA - VB) => Sendo VA = VB, vem: τAB = 0
τBC = q.(VB - VC) = 2.10-6.(15-10) => τBC = 10-5 J

Respostas: zero; 10-5 J  


Exercício 2:
A figura representa as linhas equipotenciais no campo gerado por duas cargas elétricas puntiformes de mesmo valor absoluto e sinais opostos. Qual é a ddp entre os pontos A e B e entre B e C?

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VA = +5 V; VB = -5 V e VC = k.+Q/d + k.-Q/d = 0
VA - VB = 5 V - (-5 V) = 10 V
VB - VC = -5 V - 0 = -5 V

Respostas: 10 V e -5 V


Exercício 3:
Na figura estão representadas algumas linhas equipotenciais de um campo eletrostático. Represente o vetor campo elétrico resultante nos pontos A e B.

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Exercício 4:
Considere os pontos A, B e C de um campo elétrico uniforme de intensidade  
E = 103 N/C.

Calcule a ddp entre os pontos:
a) A e B
b) A e C
c) B e C

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a) UAB = VA - VB = 0, pois VA = VB
b) UAC = E.dAC = 103.20.10-2 => UAC = 200 V
c) UBC = UAC = 2003V, pois VA = VB

Respostas:
a) zero
b) 200 V
c) 200 V


Exercício 5:
Considere os pontos A e B de um campo elétrico uniforme de intensidade
E = 104 N/C.

Calcule a ddp entre os pontos A e B.
Dados: distância entre A e B = 20 cm; cos 60º = 0,5

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UAB = E.d = E.AB.cos 60º = 104.20.10-2.0,5 => UAB = 103 V 

Resposta: 103 V

Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1:
(Olimpíada Paulista de Física)

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a) v0 = 90 km/h = 90/3,6 m/s = 25 m/s

Revisão/Ex 2:
(UFSCAR-SP)

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Cálculo da variação de espaço

Revisão/Ex 3:
(Cesgranrio-RJ)

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Adotando-se  = 0 e sendo v0 = 0, temos:

Revisão/Ex 4:
(FUVEST-SP)

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Com velocidade de 25 m/s o carro percorreu 15 m devido ao tempo de reação

Revisão/Ex 5:
(UF-ES)

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No encontro: 1/2.α.t2 = 8.t => α.t = 16 m/s