Ganhadores do Premio Nobel de Física
Borges e Nicolau
x
1911
Wilhelm Wien – "pela descoberta de leis a respeito da radiação térmica". Wilhelm Wien (1864—1928), físico alemão
Um corpo em qualquer temperatura emite energia que é chamada radiação térmica. Na temperatura ambiente a radiação emitida está na faixa do infravermelho. Elevando-se a temperatura, se o corpo começa a brilhar, sua coloração será vermelha. Em temperaturas adequadamente elevadas, apresenta–se branco.
x
x
Para o estudo das radiações emitidas foi idealizado um corpo, denominado corpo negro. É um corpo que absorve toda radiação que nele incide, isto é, sua absorvidade é igual a 1 (a = 1) e sua refletividade é nula (r = 0), decorrendo deste último fato seu nome. Mas todo bom absorvedor é bom emissor. Logo, o corpo negro é também um emissor ideal. Sua emissividade é igual a 1 (e = 1). Na figura apresentamos dados experimentais relacionando a intensidade da radiação emitida por um corpo negro em função do comprimento de onda, a uma dada temperatura.
Repetindo-se a mesma experiência para temperaturas diferentes, obtêm-se os resultados:
Em 1893 Wien mostrou que com o aumento da temperatura o pico da distribuição desloca-se para comprimentos de onda menores. Descobriu que este deslocamento obedece a seguinte relação, conhecida hoje como Lei do Deslocamento de Wien:
λImáx.T = 2,898.10-3 m.K
Esta lei explica a variação de cor da radiação emitida em função da temperatura.
Os estudos realizados por Wien, a respeito da radiação térmica, contribuíram para que Max Planck desenvolvesse a Teoria Quântica – a teoria física dos fenômenos microscópicos.
Em 1911, Wilhelm Wien, cujo nome completo era Wilhelm Carl Werner Otto Fritz Franz Wien, foi distinguido com o premio Nobel de Física.
Saiba mais. Clique aqui
Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1912:
Nils Gustaf Dalén, pela invenção de reguladores de gás automáticos para os faróis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário