Circuito gerador-receptor-resistor
Borges e Nicolau
Uma bateria ligada a um motor elétrico e a uma lâmpada é um exemplo de circuito gerador-receptor-resistor.
Utilizando os símbolos que representam estes elementos, temos o circuito:
Gerador: força eletromotriz E e resistência interna r.
Receptor: força contra-eletromotriz E’ e resistência interna r’.
Resistor: resistência elétrica R
A corrente elétrica convencional tem, neste circuito, sentido horário: atravessa o gerador no sentido do polo negativo para o polo positivo. No receptor, tem o sentido do polo positivo para o polo negativo.
Sejam U, U1 e U2 as tensões elétricas entre os terminais do gerador, do receptor e do resistor, respectivamente. Podemos escrever:
U = U1 + U2 => E - r.i = E' + r'.i + R.i => E - E' = (r + r' + R).i
i = (E - E')/(r + r' + R)
Esta é a lei de Pouillet para o circuito simples gerador-receptor-resistor.
Exercícios básicos
Exercício 1:
Considere o circuito abaixo. Determine as leituras do amperímetro e do voltímetro, considerados ideais.
Exercício 2:
Exercício 2:
Determine a intensidade da corrente que atravessa o circuito simples esquematizado abaixo. Ao lado do circuito são representadas as curvas características do gerador e do receptor.
Exercício 3:
Considere o circuito abaixo. Qual dos elementos indicados é o gerador? Qual é o sentido da corrente elétrica que percorre o resistor de 3 Ω? De A para B ou de B para A? Qual é a tensão elétrica entre os terminais do resistor de 2 Ω?
Exercício 4:
Exercício 4:
No circuito esquematizado, com a chave Ch aberta o amperímetro ideal indica uma corrente elétrica de 2 A. Determine o valor de E considerando-o menor do que 24 V. A seguir, fecha-se a chave ch. Nestas condições, qual é a nova indicação do amperímetro?
Exercício 5:
Observe o circuito. A chave ch pode ocupar as posições 1 ou 2. Com a chave na posição 1 o amperímetro ideal indica 6 A. Qual é o valor da força eletromotriz E do gerador? Passa-se a chave para a posição 2. Qual é a nova intensidade da corrente elétrica que o amperímetro indica?Exercício 5:
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