(FUVEST-SP)
Assim como ocorre em tubos de TV, um feixe de elétrons move-se em direção ao ponto central O de uma tela, com velocidade constante.
Clique para ampliar
A trajetória dos elétrons é modificada por um campo magnético vertical B, na direção perpendicular à trajetória do feixe, cuja intensidade varia em função do tempo t como indicado no gráfico.
Clique para ampliar
Devido a esse campo, os elétrons incidem na tela deixando um rastro representado por uma das figuras abaixo. A figura que pode representar o padrão visível na tela é
Resolução:
Ao atravessar o campo magnético B, o feixe de elétrons fica sujeito a uma força magnética cuja direção e sentido são dados pela regra da mão direita número 2 ou pela regra da mão esquerda.
Para B na direção e sentido do eixo y (B positivo), a força magnética tem a mesma direção e o mesmo sentido do eixo x.
Para B na direção do eixo y e sentido oposto (B negativo), a força magnética tem a mesma direção do eixo x e sentido oposto.
Deste modo, concluímos que o feixe de elétrons oscila sobre o eixo x.
Resposta: e
Observação: Para a formação da imagem na tela de um televisor, além do campo magnético de indução B na direção do eixo y, existe outro campo magnético de intensidade variável na direção do eixo x. Sob a ação desses campos magnéticos de intensidades variáveis o feixe de elétrons varre toda a tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário