Ganhadores do Premio Nobel de Física
Borges e Nicolau
x
1980
James Watson Cronin e Val Logsdon Fitch, pela descoberta de violações dos princípios fundamentais de simetria no decaimento de mésons-K neutros.
James Watson Cronin e Val Logsdon Fitch, pela descoberta de violações dos princípios fundamentais de simetria no decaimento de mésons-K neutros.
James Watson Cronin é um físico de partículas americano, ganhador com Val Logsdon Fitch do Prêmio Nobel de Física de 1980 por um experimento que implicava que inverter o sentido de tempo não seria precisamente inverter o curso de certas reações de partículas subatômicas.
Cronin graduou-se pela Southern Methodist University em Dallas, Texas, em 1951, e recebeu seu Ph.D. da Universidade de Chicago, em 1955. A partir daí juntou-se à equipe do Laboratório Nacional de Brookhaven, de Upton, Nova York, e em 1958 tornou-se professor na Universidade de Princeton.
(Saiba mais aqui)
Val Logsdon Fitch é um físico nuclear americano. Fitch graduou-se na Gordon High School e participou do Chadron State College por três anos antes de ser convocado para o exército dos EUA, em 1943. Mais tarde tornou-se bacharel em engenharia elétrica na McGill University e completou seu doutorado em física em 1954, na Universidade de Columbia. Fitch e James Watson Cronin foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física de 1980 por um experimento realizado em 1964 que provou que certas reações subatômicas não aderem a princípios de simetria fundamentais.
(Saiba mais aqui)
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1981:
Nicolaas Bloembergen e Arthur Leonard Schawlow pelas contribuições no desenvolvimento da Espectroscopia de Laser. Kai M. Siegbahn pelas contribuições no desenvolvimento da espectroscopia eletrônica de alta resolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário